terça-feira, fevereiro 02, 2010

Visita de Estudo à Reserva Natural do Estuário do Tejo

Ontem as turmas do 2ºC e do 3ºD realizaram uma Visita de Estudo à Reserva Natural do Estuário do Tejo. Esta Visita foi realizada tendo em mente os Projectos Curriculares de ambas as turmas que também estão interligados com questões ambientais. É muito importante termos consciência do Meio que nos rodeia para que o possamos proteger e contribuir para um Mundo melhor.

A Reserva fica bem pertinho de nós - em Alcochete - e às 9h30 já estávamos a caminho. Quando chegámos lá fomos recebidos pela Engª Helena, que foi muito simpática e nos dividiu em 4 grupos. Cada grupo começou por realizar uma das 4 actividades estipuladas e depois iam rodando pelas mesmas. Essas actividades envolviam: observação de aves características do Estuário como pilrito, borrelho, alfaiate, flamingo entre outros...; observação e registo da paisagem recorrendo aos vários sentidos (visão, audição, olfacto...); a recolha e observação das plantas características dos sapais e jogos tradicionais (jogo das 3 pedrinhas, pontaria...).

1ª Actividade: Observação por telescópio



Esta actividade estava a cargo da Engª Helena e quase todas as crianças tiveram a oportunidade de ver pelo menos uma das espécies de aves mais comuns dos estuários (o alfaiate foi a que despertou mais atenção, pelo seu tamanho, cor e pela facilidade em que aparecia no local).


2ª Actividade: Observação e Registo da Paisagem


Nesta actividade em especial e na da observação das aves era preciso o máximo de silêncio possível (tarefa muito difícil...) para que as aves não se assustassem, mas até houve quem o conseguisse. Um dos grupos foi mesmo brindado com uma boa aproximação de uns patos selvagens. Ora vejam...



3ª Actividade: Os alunos observavam e recolhiam algumas plantas do Sapal




Nesta Actividade os alunos tinham de encontrar o tipo de plantas que estavam num ficheiro em sua posse onde constava o nome das mesmas bem como as suas características. Deveriam assim apanhar uma amostra e desenhá-la.


4ª Actividade- Jogos Tradicionais



Por fim, nesta actividade os alunos realizaram alguns jogos tradicionais.

No final das Actividades dirigimo-nos ao edifício do Sítio das Hortas onde pudemos visionar um filme sobre a importância dos Estuários e o seu contributo para um Ambiente melhor. Aprendemos que é muito importante preservar a biodiversidade destes locais.

E para finalizar a aventura, sim porque aventura que se preze tem sempre os seus imprevistos, eis que quando entramos no Autocarro para regressar à escola ... ele não funcionava. Pois é tivemos de esperar por "apoio técnico" e assim chegámos 1 hora atrasados à escola (e os paizinhos à espera...). Enfim, imprevistos...


Sem comentários:

Enviar um comentário