sábado, março 13, 2010

Semana da Leitura

"O Sapo Apaixonado" de Max Velthuijs

“O Sapo Apaixonado” é um livro que consta no Plano Nacional de Leitura e que é aconselhado a ser trabalhado no 2º ano de escolaridade. Fala de um Sapo verde que se apaixona por uma Pata Branca e que não tem coragem de assumir os seus sentimentos. Alguns dos seus amigos achavam estranhíssimo que um sapo verde se apaixonasse por uma pata de outra cor. É um livro maravilhoso que aborda questões como o respeito pela diferença, a discriminação, o respeito pelo sentimento dos outros e a importância de falar sobre os mesmos. Assinala também a importância da amizade e principalmente de que “o Amor não tem barreiras”.
Ao longo destas duas semanas explorámos o livro de diferentes formas. Em primeiro lugar os alunos, após visualizarem a capa do livro escreveram a forma como imaginaram que seria a história. Eis alguns exemplos:

“O Sapo bem- disposto”

Um dia na floresta havia um sapo verde muito bem- disposto e com muitos amigos. Um desses amigos era uma fada também muito bem- disposta e que o transformou num príncipe. Mais tarde ele conheceu uma princesa muito brincalhona e logo se apaixonou por ela. E foram felizes para sempre.

João

“O Sapo Doente”

Era uma vez um sapo que estava doente e foi a um sábio. Ele disse:
- Não sei o que tens, será amor?
- Não meu caro sábio, claro que não, acho eu…- respondeu o sapo. E foi arrumar a casa. Depois lembrou-se de ir à casa do porco-espinho. Tocou à campainha mas ele não ouvia porque estava a tomar banho. Ficou especado a tarde inteira à porta e só à noite é que o porco-espinho lhe abriu a porta.
- O que estás aqui a fazer? – perguntou o porco-espinho.
- O sábio disse que estou apaixonado, se calhar sim, é por causa da rã…
- Porque é que não lhe dizes isso? – perguntou outra vez o porco-espinho.
- Boa ideia – respondeu o sapo. E lá foi ele ter com a rã, declarou-se e foram felizes para sempre.

Carolina

Beatriz

"O Sapo e a rã"

Era uma vez, um sapo apaixonado por uma rã. Ela era tão bela, mas ele não tinha coragem para se declarar.
Um dia convidaram-no para um baile. Ele foi lá e quando chegou encontrou a rã nesse mesmo baile.
Ele foi ao pé dela, declarou-se e viveram felizes para sempre.

Lérica

Após esta actividade foi lida a história aos alunos. Trabalhou-se os vários elementos da história (personagens, localização, trama, antónimos, sinónimos, características dos animais, valores...) e os alunos fizeram umas lindas pinturas em aguarelas como aquela que o Sapo fez para oferecer à Pata...

Foi uma actividade em que todos aprendemos muito uns com os outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário